A Pinacoteca aborda em retrospectiva, vários aspectos da criativa produção do sul-africano Willian Kentridge
Pinacoteca do Estado de São Paulo - Praça da Luz 2 - até 17 de novembro de 2013.
Ninguém pode dizer que o sul-africano William Kentridge, de 58 anos se acomoda em um estilo único e repetitivo. A enorme e excelente retrospectiva Fortuna, em cartaz na Pinacoteca depois de passar pelo Instituto Moreira Salles ( Rio de Janeiro ) e pela Fundação Iberê Camargo ( Porto Alegre ), explora as muitas vertentes da produção de um artista irriquieto. São 184 gravuras, 38 desenhos, 27 vídeos e dez esculturas, realizadas de 1889 a 2012. Vale a pena dedicar um bom tempo às animações elaboradas em processo artesanal, quadro a quadro bem humoradas e, às vezes, comoventes.
Os esboços em carvão e pastel reunidos pela curadora Lilian Tone ajudam a entender a criação dos filminhos. Há também intervenções feitas em enciclopédias, dicionários e, especialmente para o público brasileiro, em Memórias Póstumas de Brás Cubas, o clássico romance de Machado de Assis. A principal surpresa da mostra, no entanto, está no octógono do museu.
Ali fica a instalação A Recusa do Tempo, inspirada em teorias sobre buracos negros e relatividade, cujas projeções nas paredes resultam em experiências sensoriais para os espectadores.
Jonas Lopes
São Paulo é uma cidade instigante ! Dessas que, apesar da - e com a - intensidade de seus movimentos, encanta seus passantes. Encanto que a constituiu uma metrópole de diversidade, de sonhos, de realizações. São Paulo é uma referência em trabalho, em arte, entretenimento, em cultura. Dessa referência, artistas imortalizaram sua relação com a cidade em obras as mais diversas. Assim, o visitante, certamente reverenciará a cidade de São Paulo, inserindo-se através de fotos e textos.