Jardim da Luz - o cartão Postal da Cidade de São Paulo.
No início do século XX, o Jardim foi transformado em cartão-postal, símbolo da cidade. Vivia a última etapa de seu apogeu.
Ali, as diferentes colônias realizavam suas festas tradicionais, exibiam sua língua, roupas, comidas, músicas, artes, jogos e outras características culturais. Enre as modernidades do período, está o cinema, que transformou o Jardim da Luz em local de exibição ao ar livre.
Os eventos realizados no parque passaram a ser filmados e exibidos nos "jornais cinematográficos" de São Paulo.
As festas eram descritas em detalhes e mereciam comentários especiais. Nesse período, chegaram os fotógrafos lambe-lambes.
Com eles, tornou-se comum ver imigrantes recém-desembarcados na Estação da Luz dirigirem-se ao jardim para tirar uma foto, que enviavam aos familiares distantes. A imagem não deixava dúvida : estavam em São Paulo.
São Paulo é uma cidade instigante ! Dessas que, apesar da - e com a - intensidade de seus movimentos, encanta seus passantes. Encanto que a constituiu uma metrópole de diversidade, de sonhos, de realizações. São Paulo é uma referência em trabalho, em arte, entretenimento, em cultura. Dessa referência, artistas imortalizaram sua relação com a cidade em obras as mais diversas. Assim, o visitante, certamente reverenciará a cidade de São Paulo, inserindo-se através de fotos e textos.