OBSERVADORES : Fotógrafos da cena Britânica desde 1930 até hoje.
Galeria de Arte do Sesi
Av. paulista, 1313 ( até 25/11/2012)
Um amplo painel das últimas décadas da fotografia britânica é traçado na excepcional mostra, que reúne 240 imagens de 36 fotógrafos. Logo no iníco do percurso, a surpreendente madame Yevonde retrata damas da sociedade vestidas de figuras mitológicas ( Minerva, Europa, Vênus), em um exercício de identidade que antecipa em quatro décadas a obra americana Cindy Sherman. Uma abordagem elegante aparece nos cliques de Cecil Beaton e Norma Parkinson, ligados à moda. Confundador da agência Magnum, Geroge Rodger registra os destroços causados por bombardeios da II Gerra Mundial.
Há trabalhos relevantes de artistas contemporâneos também a exemplo de Karen Knor, cuja série Belgravia traz personagens posando e legendas fictícias, com o intuito de questionar a espontaneidade fotográfica.
Martin Parr, por sua vez, zomba da classe média ao explorar a postura brega e exagerada dos turistas.
São Paulo é uma cidade instigante ! Dessas que, apesar da - e com a - intensidade de seus movimentos, encanta seus passantes. Encanto que a constituiu uma metrópole de diversidade, de sonhos, de realizações. São Paulo é uma referência em trabalho, em arte, entretenimento, em cultura. Dessa referência, artistas imortalizaram sua relação com a cidade em obras as mais diversas. Assim, o visitante, certamente reverenciará a cidade de São Paulo, inserindo-se através de fotos e textos.