quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Oswald de Andrade









José Oswald de Sousa de Andrade, nome completo de Oswald de Andrade,  (São Paulo, 11 de janeiro de 1890 - São Paulo, 22 de outubro de 1954) foi um escritor, ensaista e dramaturgo brasileiro.
 Era filho único de José Oswald Nogueira de Andrade e de Inês Henriqueta Inglês de Sousa de Andrade (irmã do escritor Inglês de Sousa), 
 Formou-se em Direito no  Largo São Francisco  em 1919. Foi um dos promotores da  Semana de Arte Moderna  que ocorreu 1922 em  São Paulo,  tornando-se um dos grandes nomes do  modernismo  literário brasileiro. Ficou conhecido pelo seu temperamento "irreverente e combativo", sendo o mais inovador entre estes. Colaborou na  revista Contemporânea  (1915-1926). De  1926 a 1929  foi casado com  Tarcila do Amaral , de 1930 a 1935  foi marido de  Pagú.


Oswald no Modernismo Brasileiro 

Um dos mais importantes introdutores do  Modernismo no Brasil,  foi o autor dos dois mais importantes manifestos modernistas, o  Manifesto da Poesia Pau-Brasil e o Manifesto  Antropófago,  bem como do primeiro livro de poemas do modernismo brasileiro afastado de toda a eloquência romântica,  Pau-Brasil. 
Muito próximo, no princípio de sua carreira literária, de  Mário de Andrade,  ambos os autores atuaram como "dínamos" na introdução e experimentação do movimento, unidos por uma profunda amizade que durou muito tempo.
Porém, possuindo profundas distinções estéticas em seu trabalho, Oswald de Andrade foi também mais provocador que o seu colega modernista, podendo hoje ser classificado como um polemista. Nesse aspecto não só os seus escritos como as suas aparições públicas serviram para moldar o ambiente modernista da  década de 1920 e 1930. 
Foi um dos interventores na  Semana de Ate Moderna de 1922.  Esse evento teve uma função simbólica importante na identidade cultural brasileira. Por um lado celebrava-se um século da independência política do país colonizador  Portugal,  e por outro consequentemente, havia uma necessidade de se definir o que era a cultura brasileira, o que era se sentir brasileiro, quais os seus modos de expressão próprios. No fundo, procurava-se aquilo que o filósofo alemão  Herder,  no final do século XVIII, já havia definido como "alma nacional" (Volksgeist).
Esta necessidade de definição do espírito de um povo era contrabalançada, e nisso o modernismo brasileiro como um todo vai a par com as vanguardas europeias do princípio do século, por uma abertura cosmopolita ao mundo.
Na sua busca por um caráter nacional (ou falta dele, que Mário de Andrade mostra em  Macunaíma),  Oswald, porém, foi muito além do pensamento  romântico,  diferentemente de outros modernistas. Nos anos vinte, Oswald voltou-se contra as formas cultas e convencionais da  arte.  Fossem elas o romance de idéias, o teatro e a tese,  o  naturalismo, o  realismo, o racionalismo e o parnasianismo  (por exemplo  Olav Bilac),  Interessaram-lhe, sobretudo, as formas de expressão ditas ingênuas,  primitivas,  ou um certo abstracionismo geométrico  latente nestas, a recuperação de elementos locais, aliados ao progresso da  técnica.
Foi com surpresa e satisfação que Oswald de Andrade descobriu, na sua estada em Paris,  na época do  Futurismo e do Cubismo,  que os elementos de culturas até aí consideradas como menores, como a  africana ou a polinésia,  estavam a ser integrados na arte mais avançada. Assim, a arte da Europa  industrial era renovada com uma revisitação a outras culturas e expressões de outros povos. Oswald percebeu que o Brasil e toda a sua multiplicidade cultural, desde as variadas culturas  autóctones  dos índios até a  cultura negra  representavam uma vantagem e que com elas se poderia construir uma identidade e renovar as letras e as artes. A partir daí, volta sua poesia para um certo  primitivismo  e tenta fundir, pôr ao mesmo nível, os elementos da cultura popular e erudita.


Manifesto da Poesia Pau-Brasil (1924)


O  Manifesto da Poesia Pau-Brasil  é do mesmo ano que o  Manifesto Surrealista de André Breton , o que reforça a tese de que o Brasil estava a acompanhar plenamente o movimento das vanguardas mundiais. Tinha deixado definitivamente de ser uma forma de expressão pós-portuguesa para se afirmar plena e autonomamente. Neste manifesto Oswald defende uma poesia que seja ingênua, mas ingênua no sentido de não contaminada por formas preestabelecidas de pensar e fazer arte. “Poetas. Sem reminiscências livrescas. Sem pesquisa etimológica. Sem  ontologia". 
O manifesto desenvolve-se num tom de paródia e de festa, de prosa poética  pautada com frases aforísticas. Nele se expressa que o Brasil passe a ser uma cultura de  exportação,  à semelhança do que foi o produto  pau-brasil,  que a sua poesia seja um produto cultural que já não deve nada à cultura europeia e que antes pelo contrário pode vir a influenciar esta. Oswald defende uma  poética  espontânea e original, as formas de arte estão dominadas pelo espírito da imitação, o  natunarislismo  era uma cópia balofa. "Só não se inventou a máquina de fazer versos — já havia o poeta parnasiano". Afirma assim uma poesia que tem que ser revolucionária. "A poesia existe nos fatos". “O trabalho contra o detalhe naturalista — pela síntese, contra a morbidez romântica. — pelo equilíbrio geômetra, e pelo acabamento técnico, contra a cópia, pela invenção e pela surpresa”.
Talvez não seja muito errado afirmar que este manifesto poderia ser considerado como um  futurismo  tropicalista. “Temos a base dupla e presente — a floresta e a escola. A raça crédula e dualista e a  geometria, a álgebra e a química  logo depois da mamadeira e do chá de erva doce...”
O manifesto propõe, sem perder o humor e a ingenuidade, a descolonização de seu país pelas vias de um levante popular, e acima de tudo negro, quando expõe uma sugestão de  Blaise Cendrars  : "– Tendes as locomotivas cheias, ides partir. Um negro gira a manivela do desvio rotativo em que estais. O menor descuido vos fará partir na direção oposta ao vosso destino".

Manifesto Antropófago (1928)


O  Manifesto Antropófago  foi publicado no primeiro exemplar da  Revista de Antropofagia.  Os exemplares desta publicação eram numerados como primeira dentiçãosegunda dentição, etc.
Este  manifesto  constitui-se numa síntese de alguns pensamentos do autor sobre o Modernismo Brasileiro. Inspirou-se explicitamente em  Marx, Freud, André Breto, Montaignes e Rousseau  e atacava explicitamente a missionação, a herança portuguesa e o padre  Antônio Vieira : "Antes de os portugueses descobrirem o Brasil, o Brasil tinha descoberto a felicidade; Contra  Goethe  [que simboliza a cultura clássica europeia]". Neste sentido, assina o manifesto como tendo sido escrito em  Piratininga  (nome indígena para a  planície  de onde viria a surgir a cidade de  São Paulo),  datando-o esclarecedoramente como "ano 374, da Deglutição do  Bispo Sardinha ", o que denota uma recusa radical, simbólica e  humoristicamente, do calendário gregoriano  vigente.
Por outro lado, a técnica de escrita explorada no Manifesto, bem como em todos os poemas mais significativos do autor antes e após este, aproximam-se mais das chamadas  vanguardas  positivas, mais construtivas que o Surrealismo de Breton e continuam propondo uma língua nacional diferente do português. O desejo de criar uma língua brasileira se manifestaria em sua obra, principalmente, por um vocabulário popular, explorando certos "desvios" do falante brasileiro (como sordado, mio, mió), intentando o "erro criativo". Este sonho somente se pareceria concretizar posteriormente, no entanto, na prosa de  Guimarães Rosa  e na poesia de  Manoel de Barros.
Há várias ideias que estão implícitas neste manifesto, em que Oswald se expressa de maneira poética. Essas não são exploradas sistematicamente. Uma destas ideias é o manifesto antropofágico,  antropofagia  que é diferente de  canibalismo,  pois nas sociedades tribais/tradicionais antropofágicas, o nativo comia da carne do nativo de outra tribo acreditando estar assimilando o que este tinha de bom. Geralmente o guerreiro se alimentava de outro guerreiro forte, nunca de um guerreiro fraco, pois senão as suas características ruins seriam assimiladas. O canibal por sua vez se alimenta do outro ser humano por  nutrição.  A literatura brasileira sempre teve essa crise de identidade, assim como muitas literaturas de países que já foram colonizados, pois não se sentem pertencentes aos nativos nem aos colonizadores. Oswald, então, resolve esta questão, com a explicação que devemos ser antropofágicos com a cultura europeia, pois devemos comê-la e digerir tudo aquilo que ela tem de bom, devolvendo isso na forma de uma produção superior, com muito senso de humor e crítica: "Perguntei a um homem o que era o  Direito.  Ele me respondeu que era a garantia do exercício da possibilidade. Esse homem chamava-se Galli Matias. Comi-o."
Outra ideia avançada é a de que a maior revolução de todas vai se realizar no Brasil: "Queremos a revolução Caraíba".
Outra ideia é a de que o Brasil, simbolizado pelo índio, absorve o estrangeiro, o elemento estranho a si, e torna-o carne da sua carne, canibaliza-o. Oswald, metaforicamente, recusa as "religiões do meridiano" que são aquelas de origem oriental e  semita  que deram origem ao  cristianismo.  Sendo a favor das religiões indígenas, com a sua relação direta com as forças cósmicas.
O manifesto insiste muito nas ideias de  Totem e Tabu,  expressas em um trabalho de  FReude de 1912.  Segundo Freud o Pai da tribo teria sido morto e comido pelos filhos e posteriormente divinizado. Tornado Totem e por isso mesmo sagrado, consequentemente criaram-se interdições à sua volta.
Citando o manifesto: "Antropofagia. A transformação permanente do Tabu em totem." A antropofagia segundo Oswald é uma inversão do mito do bom selvagem de  Rousseau,  que era puro, inocente, edênico.  O índio passa a ser mau e esperto, porque canibaliza o estrangeiro, digere-o, torna-o parte da sua carne. Assim o Brasil seria um país canibal. O que é um ponto de vista interessante porque subverte a relação colonizador (ativo)/colonizado (passivo). O colonizado digere o colonizador. Ou seja, não é a cultura ocidental, portuguesa, europeia, branca, que ocupa o Brasil, mas é o índio que digere tudo o que lhe chega. E ao digerir e absorver as qualidades dos estrangeiros fica melhor, mais forte e torna-se brasileiro.
Assim o Manifesto Antropófago, embora seja nacionalista não é xenófobo, antes pelo contrário é xecanofágico: "Só me interessa o que não é meu. Lei do homem. Lei do antropófago." Por isso, o antropófago Oswald seria um vanguardista, e teria sido o primeiro brasileiro, cronologicamente, a influenciar o movimento literário brasileiro de maior repercussão internacional, o concretismo, bem como, talvez indiretamente, ao poeta brasileiro mais aclamado nos círculos literários da atualidade, Manoel de Barros, o qual se diz um poeta da "vanguarda primitiva".


Falecimento

Túmulo onde foi sepultado Oswald de Andrade, no cemitério da Consolação.
Faleceu aos 64 anos e foi sepultado no túmulo da família, no  Cemitério da Cnsolação,  junto aos seus pais e avô.