terça-feira, 6 de novembro de 2018

Passarela Amarela e Azul que leva ao Expresso Tiradentes




Ruy Ohtake projetou no governo do prefeito Celso Pitta ( 1997-2000) a passarela azul que leva ao expresso Tiradentes ( o antigo Fura Fila).
Ele atravessa o terminal de ônibus Dom Pedro II, o mais movimentado da cidade, projetado poucos anos antes por Paulo Mendes da Rocha, ainda na gestão de Paulo Maluf ( 1993-1996).
Anterior a ambos, e igualmente pouco  interligada, é a estação de metrô Pedro II.
A área inóspita,  especialmente para pedestres, é passagem obrigatória para 400 000 pessoas diariamente.


Expresso Tiradentes é o nome pelo qual é conhecido o BRT  de São Paulo. É um sistema de transporte de média capacidade cuja construção teve início em meados de 1997,  como obra eleitoral do prefeito  Celso Pitta  sob o nome de Fura-Fila. Durante a gestão de Marta Suplicy,  em meados de 2001,  seu nome foi alterado para Paulistão. Ao fim de 10 anos teve o primeiro trecho entregue apenas em  2007,  pelo prefeito  Gilberto Kassab.
Seu objetivo atual é ligar o bairro do  Sacomâ  ao  Parque Dom Pedro II,  fazendo integração com outras formas de transporte e servir de alternativa de deslocamento rápido aos moradores do extremo leste da cidade de São Paulo, principalmente da  Cidade Tiradentes. 
Encontra-se em operação o trecho  Sacomã - Parque Dom Pedro II  e o trecho Vila Prudente - Parque Dom Pedro II.