O Ícone de Cara Nova
Farol Santander
Rua João Bricola, 24 - centro - São Paulo
Fechado desde 2016 para uma ampla reforma, o Edifício Altino Arantes no centro de São Paulo, reabre neste dia 26 de janeiro de 2018, com o nome de Farol Santander e onze andares de atrações, que incluem pista de skate , museu com móveis antigos, exposições da história da moeda brasileira, loft luxuoso, área para palestras e o tradicional mirante.
Farol Santander (também conhecido como Edifício Altino Arantes, Edifício Banespa ou Banespão) é um dos prédios mais emblemáticos da capital paulista, sendo o terceiro arranha-céu mais alto da cidade e o sétimo mais alto do Brasil.
Construído a partir de 1939, pelo interventor federal Ademar Pereira de Barros para sediar o Banco do Estado de São Paulo ( Banespa ) no qual o abrigou até 2001 quando este foi vendido ao Banco Santander .
Seu projeto inicial foi alterado para fazê-lo à semelhança do Empire State Building, em Nova Iorque, Estados Unidos. Logo após a inauguração, na década de 1940, chegou a ser considerado a maior estrutura em concreto armado do mundo.
O prédio possui 35 andares e 160 metros de altura e atrai cerca de cinco mil visitantes mensalmente. Sua visita pode ser feita em cinco minutos e o acesso é limitado a grupos pequenos. Do alto do mirante do edifício é possível ter um raio de visão de 360º e que atinge cerca de 40 quilômetros, de onde é possível ver a Serra do Mar, o Pico do Jaraguá, os prédios da Avenida Paulista e as principais construções do Centro.
O Lustre, peça de cristal com 13 metros de altura, 10 000 itens e 1,5 tonelada.
Vik Muniz, o artista plástico exibe sete painéis com retratos do prédio produzidos à base de 10 toneladass de sucata.
Pista de Skate, o campeão mundial Bob Burnquista projetou uma pista de street com capacidade para até quinze pessoas por hora.
Memória, móveis de executivos do Banespa, produzidos pelo Liceu de Artes e Ofícios, estarão expostos.