Visitar Parques e outros espaços de contato com a natureza em São Paulo é uma opção de lazer que traz benefícios `saúde e sensibiliza para as questões ambientais.
1- Parque do Ibirapuera
O Parque Ibirapuera é o mais importante parque urbano da cidade de São Paulo, no Brasil. Foi inaugurado em 21 de agosto de 1954 para a comemoração do quarto centenário da cidade. No município, é superado em tamanho apenas pelo Parque do Carmo e pelo Parque Anhanguera. Foi eleito, em 2015, um dos "melhores parques do planeta" pelo renomado jornal britânico The Guardian, e um dos parques famosos como o Buttes-Chaumont de Paris, o Boboli de Florença, a High Line de Nova Iorque, o Hampstead Heath de Londres e o Parque Guell de Barcelona.
2 - Viveiro Manequinho Lopes
Parque do Ibirapuera
Criado na década de 1920, e restaurado em 1993 pelo paisagista Roberto Burle Marx, esse viveiro municipal histórico fica dentro do Parque do Ibirapuera. Lá é possível observar a produção de mudas destinadas ao plantio em áreas públicas da cidade. Também dá para contemplar um acervo de 200 espécies em estufas, estufins ( canteiros suspensos), telados (estrutura cobertas com telas de sobreamento e quadras.
Portão 7A Parque Ibirapuera
3- Parque do Carmo
Localizado na Zona Leste da cidade, esse parque reconhecido nacionalmente pela Festa das Cerejeiras - celebração à florada das cerejeiras - de Okinawa no mês de agosto - tem outros atrativos, como lagos, o Museu do Meio Ambiente, o Viveiro Arthur Etzel e o Bosque da Leitura. A vegetação do local é composta de eucaliptos, brejos, cafezal, pomar, entre outros.
Av. Afonso de Sampaio e Souza, 941
4 - Parque da Independência ( ou Parque do Ipiranga)
Marco histórico nacional, foi nessa região que Dom Pedro I declarou o país independente de Portugal, em 1822.
Localizado na zona Sudeste da cidade, esse parque criado em 1989 abrange mais de 161 metros quadrados de jardins e bosques. Destaque para o jardim francês à frente do Museu Paulista, seus canteiros de rosas e arranjos de palmeira.
Av. Nazareth, sn.
5 - Jardim Botânico
Criado em 1938, o Jardim Botânico está dentro do Parque Estadual das Fontes do Ipiranga. Espaço de conservação de grande diversidade de espécies de árvores nativas e de outros países, nele o visitante percorrerá bosques, alamedas e trilhas. Destaque para as escadarias históricas, o Jardim dos Sentidos, a trilha da Nascente e o Lago das Ninfetas - flores aquáticas que são símbolos do Jardim Botânico.
Av, Miguel Stefano, 3031 - Água Funda
6 - Parque Burle Marx
Criado em 1950 e restaurado em 1991 pelo paisagista Roberto Burle Marx, o parque tem uma área superior a 108 mil metros quadrados, composta por trilhas, bosques, lagos e outros atrativos, como a observação de pássaros pelos visitantes. Destaque para o Jardim Burle Marx, criado pelo paisagista, onde foi registrada a presença de mais de 50 espécies de plantas herbáceas e arbóreas.
No paqrque também há uma horta comunitária aberta para visitação, contato e voluntários.
Av Dona Helena de Moraes, 200
7 - Parque Trianon Masp
No coração da Avenida Paulista, este parque destaca-se pela fauna, flora e esculturas - Fauno, de Victor Brecheret, e Aretusa, de Francisco Leopoldo e Silva - ao alcance dos visitantes. Sua vegetação é composta de remanescentes da mata Atlântica. Nela sobressaem cedros, jequitibás e outras árvores, além de espécies exóticas como palmeira-de-leque-da-china.
Na fauna, prevalecem duas espécies de borboletas, sete de morcegos e 28 aves.
Sentar em algum banco para relaxar e observar a natureza é uma boa pedida.
Av. Paulista ( em frente ao Masp)
8 - Parque Ecológico do Guarapiranga
Este parque de 250 hectares localizado na zona sul de São Paulo, nas proximidades da Represa do Guarapiranga, é lar para cerca de 50 espécies de aves, mamíferos e répteis. Entre alguns passeios que podem ser feitos pelos visitantes está a Trilhas da Vida. Detalhe : ela só pode ser feita de olhos vendados. A ideia é promover um contato sensorial com a natureza e estender que o meio ambiente também pode ser sentido pelo olfato.
Estrada da Riviera, 3286
9 - Sesc Interlagos
O Sesc Interlagos oferece diferente passeios que convidam o público
para esse contato consciente com a natureza. Na trilha Billings, grupos de visitantes percorrem um trajeto de mata ciliar, nascentes e lagos. Por ele, temos contato com a mata atlântica recuperada, que margeia a Represa Billings. Esse passeio ainda inclui uma visita à instalação Água Viva, que apresenta o tempo de degradação de alguns resíduos descartados na água. Já no Viveiro de Plantas, são mais de cinco mil mudas em exposição. Nele também é possível visitar : estufa de plantas, ervanário, horta orgânica, orquidário, terrário, jardim sensorial e pomar. Lá são oferecidos cursos e palestras para acrianças, jovens e adultos.
Av. Manuel Alves Soares, 1100
São Paulo é uma cidade instigante ! Dessas que, apesar da - e com a - intensidade de seus movimentos, encanta seus passantes. Encanto que a constituiu uma metrópole de diversidade, de sonhos, de realizações. São Paulo é uma referência em trabalho, em arte, entretenimento, em cultura. Dessa referência, artistas imortalizaram sua relação com a cidade em obras as mais diversas. Assim, o visitante, certamente reverenciará a cidade de São Paulo, inserindo-se através de fotos e textos.