sábado, 26 de agosto de 2017

Parques da cidade


1 - Parque Ibirapuera

Com 1,5 milhão de visitantes por mês, o Ibirapuera é a área campeã de movimento na capital.
Parque Ibirapuera é o mais importante  parque urbano da cidade de São Paulo, no Brasil.  Foi inaugurado em  21 de agosto de 1954  para a comemoração do quarto centenário da cidade. No município, é superado em tamanho apenas pelo Parque do Carmo e pelo Parque Anhanguera.  Foi eleito, em 2015, um dos "melhores parques do planeta" pelo renomado jornal britânico The Guardian,  ficando ao lado de parques famosos como o Buttes-Chaumont de Paris, o Boboli de Florença, a High Line de Nova Iorque, o Hampstead Heath de Londres e o Parque Guell de Barcelona. 





2 - Parque Villa Lobos

Parque Estadual Villa-Lobos é um parque público,  localizado em  Alto de Pinheiros, às magens do rio Pinheiros,  na cidade de São Paulo, Brasil.  A entrada principal do parque situa-se na avenida Professor Fonseca Rodrigues.
Inaugurado no final de  1994,  o parque, projeto do arquiteto Décio Tozzi, foi originalmente concebido para ser um oásis musical – uma homenagem ao compositor  Heitor Villa-Lobos,  mas hoje é muito procurado para caminhadas e passeios de bicicletas.  Por ser um parque de segunda geração, concebidos com a intenção de conceituar o tempo livre de lazer das populações urbanas como um tempo de cultura e de conhecimento, o Villa-Lobos é proposto como um parque temático musical, moderno e contemporâneo, contendo, além das áreas verdes, equipamentos destinados ao sensível conhecimento da música.









3 - Parque da Aclimação

Parque da Aclimação é uma área pública de lazer localizada na região central da cidade de São Paulo, Brasil,   no bairro da  Aclimação e que atualmente conta com uma área de 112 mil metros quadrados e foi inaugurado em 1939.  O local foi sede do primeiro zoológico da cidade, fundado em 1892  nas terras do antigo Sítio do Tapanhoin, por Carlos Botelho  inspirado no Jaedin d'acclimatation, em Paris.  O parque foi adquirido pela Prefeitura no ano de sua inauguração, anteriormente pertencia a família de Carlos Botelho. 
O parque foi tombado em  1986 pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico,   preocupado com a cessão de áreas do parque à particulares. E seu processo de tombamento pode ser encontrado online no site da  Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.  Hoje, a  área abriga um lago de cerca de 70 mil metros cúbicos de água , jardim japonês com espelho d'água, concha acústica, playground, aparelhos de ginástica, pista de cooper e caminhada além de campos de futebol, voleibol e basquetebol. Sua fauna contra com cerca de 85 espécies, com 65 aves como garças, quero-quero, chuppim, joão-de-barro,  martin-pescador e sabiá-laranjeira.  A vegetação local tem áreas ajardinadas com espécies nativas com  espécies exóticas e nativas,  como o guanandi, jacarandá mimoso,  um extenso eucaliptal e árvores frutíferas como  jaboticabal. 





4 - Parque do Carmo

Parque do Carmo ou Olavo Egídio Setúbal é um parque municipal localizado no distrito homônimo de Parque do Carmo  (administrado pela Subprefeitura de Itaquera),  na  região leste  da cidade de São Paulo. 
Possui uma área de aproximadamente 1.500.000 metros quadrados, é o segundo maior parque urbano da cidade de São Paulo,  e um dos maiores da  região metropolitana.  Conta com uma imensa reserva de Mata Atlântica, além de uma vasta fauna e flora.






5 - Parque Ciência

endereço :  Rua Ernestina Lesina, 266- cidade Tiradentes.

Integra o programa municipal 100 Parques, que visa aumentar as áreas verdes e preservar a vegetação nativa.


6 - Senna

endereço : Rua Senna, 349 Palmas do Tremenbé

A área de 20 000 metros quadrados, localizada na região da Serra da Cantareira, não é cercada.



7 _ Eucaliptos

endereço : Rua Ministro Guimarães, 280 - Morumbi

Abriga espécies da flora e da fauna como o pau brasil e o pica-pau-de-cabeça-amarela.




 8 - Colina de São Francisco

endereço : Avenida Dr. Cândido Motta Filho, 751 - Cidade São Francisco

21 espécies catalogadas recebe muitos observadores de aves.



sábado, 19 de agosto de 2017

Lugares emblemáticos de São Paulo

Principal produto de exportação do Brasil durante o século XIX, o café foi também protagonista da urbanização de São Paulo, fez surgir  ferrovias, trouxe  milhões de imigrantes e gerou riquezas.

Alguns lugares emblemáticos dessa história na capital.

( publicado revista Veja São Paulo de 09 de agosto de 2017 ).

1- Largo do Café.

Ponto de comercialização do grão até 1914, no centro. Ali funcionava uma espécie de bolsa informal, com pregões e negociações.








2 - Estação da Luz.

Com o crescimento da demanda pelo transporte do grão, esse símbolo da cidade foi inaugurado em 1901 com materiais vindos da Inglaterra.










3 - Pinacoteca do Estado

Aberta como Liceu de Artes e Ofícios,  qualificava mão de obra, que se desenvolvia com a exportação de café.







4 - Vila dos Ingleses.

Lar de trabalhadores da ferrovia São Paulo Railway, o conjunto de 28 casas no centro foi inspirado na arquitetura das vilas operárias inglesas.


















sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Instituto Biológico (IB)






Referência nacional na área de pesquisa agrícola, o Instituto Biológico  administra um vasto conjunto de laboratórios  espalhados pelo estado de São Paulo. Apenas em sua sede, na capital paulista, o IB abriga os Centros de Pesquisa e Desenvolvimento de Sanidade Animal, Vegetal e Proteção Ambiental, além do Museu do Instituto Biológico,  do Centro de Memória e de uma biblioteca  que conta com mais de 100 mil volumes em seu acervo.
Já no interior,  mantém o Centro Avançado de Tecnologia do Agronegócio Avícola, no município de Descalvado,  a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento, em  Bastos, e o Centro Experimental Central, em Campinas. 
O Instituto também é responsável por uma série de publicações e boletins científicos e mantém sob sua guarda um importante acervo de helmintologia, bacteriologia,  micoteca, herbário, entomologia, e a de microorganismosentomopatogênios.