Um pitoresco palacete construído no fim do século XIX contrasta com a imponente fachada envidraça do vizinho Edifício 9 de Julho, do Tribunal de Justiça, na rua Conde de Sarzedas, perto da Praça da Sé.
Atualmente, o Museu do Tribunal encontra-se sediado no Palacete Conde de Sarzedas, edifício construído no final do século XIX, restaurado e tombado pelo Conpresp, que preserva em sua estrutura e decoração lembranças de uma São Paulo antiga.
Após a expansão de suas dependências, em meados de 1999, o Museu passou a contar com duas salas de exposições permanentes e a utilização do Plenário do Tribunal do Júri, desativado desde 1987, onde alunos de Direito são recepcionados com visitas monitoradas por funcionários do museu.
Com a finalidade de levar conhecimento histórico-cultural à população paulista, o museu também realiza exposições temporárias, no “Salão dos Passos Perdidos”, no Palácio da Justiça.
O acervo do Museu do Tribunal de Justiça é variado, sendo composto por objetos, móveis, processos e documentos de interesse histórico, vestimentas, quadros e bens arquitetônicos.
O museu pode ser visitado individualmente ou por grupos de visitantes e estudantes, de segunda a sexta, das 10h às 17h. As visitas para grupos devem ser agendadas, pois são acompanhadas por monitores.
Serviço:Museu do Tribunal de JustiçaHorário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 11h às 18h.
End.: Rua Conde de Sarzedas, 100 – Sé – Centro – São Paulo.