sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho - Pacaembú

Palco de partidas memotráveis e disputa de grandes clássicos.

Às 15h30, do dia 27 de abril de 1940, era inaugurado o maior estádio de futebol da América do Sul daquela época e que, mais tarde se tornaria arena de partidas memoráveis. Prestes a completar 74 anos, o Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho,mais conhecido por Estádio do Pacaembú, é um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo e palco para disputas de grandes clássicos.


Sob o olhar atento de mais de 50 mil espectadores, o estádio era inaugurado com desfiles das delegações da  Argentina, Uruguai e Peru, além de 15 mil atletas brasileiros, que representavam diversos estabelecimentos de ensino. Naquela tarde, sentavam-se lado a lado o  presidente Getúlio Vargas, o interventor Adhemar de Barros e o Prefeito Prestes Maia para acompanhar a cerimônia de abertura do mais moderno equipamento esportivo.

No final da década de 1980, o tradicional estádio ganhou ares de modernidade. Assim como já acontecia com outras praças esportivas, o Pacaembú começou a receber shows, desfiles, exibições esportivas variadas euma série e outros eventos.

Nesses 74 anos, o Estádio do Pacaembú se consolidou como um cartão postal e monumento histórico da cidade de São Paulo. Registrar a história do estádio é contar um pouco da popularização do esporte que é a paixão nacional do Brasil.


Publicao Revista Historiador - edição 171.