Durante três anos, o espaço foi cuidadosamente organizado pelos profissionais Daniela Thomas e pelo arquiteto Felipe Tassara, responsáveis pelo projeto arquitetônico. Para isso, a dupla investiu na reforma de dois andares do Itaú Cultural, ocupando um total de 514 m2. Para a e definição das obras, a mostra conta com a curadoria do historiador da arte Pedro Corrêa do Lago ( Coleção Brasiliana Itaú) e do arqueólogo numismata, prof. Dr. Vagner Carvalheiro Porto (Numismástica Itaú).
Acervo exclusivo ao alcance da população :
A mosta foi minuciosamente escolhida e organizada retratando os conco séculos da história do Brasil, dividida em nove módulos : O Brasil Desconhecido, O Brasil Holandês, O Brasil Secreto, O Brasil dos Naturalistas, O Brasil da Capital, O Brkasil das Províncias, O Brasil do Império, O Brasil dos Brasileiros.
Além disso, a coleção contempla os primeiros registros da fauna e flora do Brasil, num total de 1.364 obras, entre pinturas, desenhos, aquarelas, gravuras, mapas, documentos, livros, moedas, medalhas, condecorações, barras de ouro, entre outros objetos.
A exposição é composta por peças únicas e exclusivas, entre elas existem algumas muito raras, como um quadro encomendado por dom Pedro I, que retrata a cidade de São Paulo.
Além destas preciosidades, o visitante poderá contemplar as obras de artistas renomados como Frans Post, Rugendas e Debret. Mas a mostra não se restringe apenas a pinturas; há grande destaque para outras manifestações artísticas, como obras-primas da literatura brasileira, entre elas algumas peças de Machado de Assis e um exemplar de Le grand atlas, de Joan e Willem Blaeu, publicados em 1667.
Tesouro Brasileiro
Outro ponto alto do Espaço Olavo Setúbal é a mostra numismática, isto é, a coleção de moedas e medalhas do vasto acervo deixado pelo banqueiro totalizando 6.919 peças, que estão entre as mais importantes do Brasil, e agora podem ser admiradas por todos. Há especial destaque para a Peça da Coroação, moeda que teve a sua circulação proibida por d. Pedro I por apresentar erros inaceitáveis para o imperador.
E também para os exemplares de todas as moedas já cunhadas em território nacional.
Coleção Brasiliana e Coleção Itaú Numismática
Av. Paulista, 149
Fotos de manoel de Brito
Revista do Historiador - edição 177 - páginas 14, 15 e 16
Espaço Olavo Setubal
Condecorações Imperiais - Ordem do Cruzrio - 1822
|
Panorama da Cidade de São Paulo, 1821 |
Casa onde morou Maurício da Nassau - Brasil |
Escultura de Aleijadinho |