terça-feira, 26 de julho de 2016

Museu Casa Brasileira







Museu da Casa Brasileira

 
O solar neoclássico, que hoje é sede do Museu da Casa Brasileira, foi construído entre 1942 e 1945, como residência para Fábio da Silva Prado, ex-prefeito de São Paulo (1934-38), e sua esposa Renata Crespi Prado.





 


 


    
Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo,  se dedica às questões da cultura material da casa brasileira. Localizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em São Paulo, no antigo solar que pertenceu a Fábio da Silva Prado  e sua esposa, Renata Crespi Prado,  é o único museu brasileiro especializado em design e arquitetura, tendo se tornado uma referência nacional e internacional nesses temas.
Dentre suas inúmeras iniciativas, destacam-se o Prêmio Design MCB, realizado desde 1986 com o objetivo de incentivar a produção brasileira no segmento, e o projeto Casas do Brasil, de resgate e preservação da memória sobre a diversidade de morar do brasileiro.
O Museu dedica seu espaço a duas mostras de longa duração: Coleção MCB, com um recorte do acervo da instituição constituído por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje, e A Casa e a Cidade - Coleção Crespi Prado, que aborda o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu por meio do cotidiano e da trajetória de seus moradores originais: o casal Renata Crespi e Fábio Prado, protagonista de transformações históricas, culturais e urbanísticas na cidade de São Paulo.
A programação do MCB contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a arquitetura e o design, contribuindo na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade. A instituição investe em atividades de extensão educacional, com atenção a públicos especiais e no desenvolvimento de técnicas e material de suporte tanto para visitas orientadas quanto para audiência espontânea. Na agenda cultural destaca-se, ainda, o projeto Música no MCB, que traz apresentações musicais gratuitas nas manhãs de domingo, entre março e dezembro. Todas essas ações representam um notável crescimento na agenda do museu e a gradativa evolução da quantidade de público acolhido, para patamares superiores aos 100 mil visitantes anuais.
Além disso o MCB mantém o Arquivo Ernani Bruno, um fichário de citações sobre equipamentos, usos e costumes domésticos da sociedade brasileira ao longo de toda sua história que traz, em versão digital, 28 mil arquivos contendo relatos de viajantes, leitura ficcional, inventários de família e testamentos que revelam hábitos culturais da casa brasileira. Produzido na década de 1970 por um grupo de pesquisadores da Universidade de São Paulo, a obra está organizada em 24 temas entre alimentação, construção, costumes domésticos, mobiliário e outros, e integra o acervo arquivístico do museu. O arquivo é o único em seu tipo existente no país.




Fábio da Silva Prado (São Paulo, 25 de junho de 1887 -  — São Paulo, 3 de março de 1963 de 1963 ) foi um político e engenheiro brasileiro,  prefeito do município de São Paulo entre  7 de setembro de 1934 e 31 de janeiro de 1938.
Sobrinho do primeiro prefeito de São Paulo Antônio da Silva prado ( 1899 - 1911 ), era filho de Martinico Prado, um ferrenho militante republicano. Engenheiro formado pela Universidade de Lieja,  em  Lieja, na Bélgica,  herdou do pai a veia humanística, plenamente manifestada na gestão municipal que mais se empenhou pela cultura em toda a história da cidade. Isto sem descuidar da administração da cidade e da realização de grandes melhoramentos. Tal como seu pai - e posteriormente seu sobrinho Caio Prado Júnior  -  Fábio era um transgressor do conservadorismo de sua poderosa família.
Em 1914 era anunciado o seu casamento com Renata Crespi, filha do imigrante italiano Rodolfo  Crespi  dono da maior tecelagem de São Paulo, o Cotonificio Crespi.  Isto numa época em que os chamados barões do cafés só se casavam com moças de tradicionais famílias luso brasileiras  aparentadas entre si, as famílias quatrocentonas. Tendo tido muita resistência entre a sua família para aceitar o casamento.
A sua ousadia iria muito mais além. Partilhando o entusiasmo pela cultura existente desde o início do ano de 1934 - quando Armando de sales Oliveira assinou o decreto de criação da Universidade de São Paulo,  endossando uma proposta de Júlio Mesquita Filho,  Fábio Prado criou o Departamento de Cultura, convidando Mário de Andrade  e seus amigos modernistas  para dirigi-lo.



                                                             Fábio da Silva Prado



                                                                    Renata Crespi

 A loja do Museu Cultura Brasileira, especializada em design comtemporâneo brasileiro tem uma coleção exclusiva de produtos e objetos.
 A AMMA Store, idealizada pelos irmãos Beatriz, Gilda e Caio Andreazza Morbin, oferece criações exclusivas de jovens designers e artistas estabelecidos.




 
Os irmãos Gilda e Caio